Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    MPAM inaugura oitivas de pessoas surdas em Libras

    O Ministério Público do Amazonas, por meio da 42ª Promotoria de Justiça do Idoso e da Pessoa com Deficiência, realizou, no último dia 18/02, a primeira oitiva de pessoas surdas por meio de Líbras, que é o sistema linguístico de comunicação surda, legalmente reconhecido no Brasil (Lei nº 10.436/2002). A audiência integra a investigação de possíveis prejuízos sofridos por três candidatas surdas durante concurso público realizado no final do ano passado, em Manaus. O intérprete foi cedido pela Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania (Sejusc), a pedido do titular da 42ª Prodhid, Promotor de Justiça Vitor Fonsêca.

    Para Victor Fonsêca, o valor da audiência decorre do fato das pessoas surdas terem garantido o seu direito de se comunicar na sua linguagem, sem que a surdez seja impedimento para elas fazerem sua reclamação junto ao Ministério Público. "O acesso à Justiça começa com a garantia de poder se comunicar do jeito que a pessoa sabe, seja a pessoa idosa, falando de maneira simples e informal, seja o surdo, falando a linguagem de Líbras. Com o intérprete, o surdo não precisa escrever, não precisa deduzir, não precisa tentar entender qualquer palavra que não saiba. E tudo o que queremos é que todos se sintam acolhidos aqui no Ministério Público", observa o Promotor de Justiça.

    Além do acolhimento, outra vantagem do uso do intérprete de Líbras na oitiva de pessoas surdas é a fidedignidade da informação colhida. "O intérprete é alguém que conhece a linguagem surda, conhece a cultura surda e que vai me fornecer a informação mais correta possível do que os reclamantes estão me passando. Para quem está apurando casos de garantia de direitos como esse, essa audiência tem valor inestimável", avalia o titular da 42ª Prodhid.

    Atuação

    Victor Moreira da Fonsêca assumiu a 42ª Prodhid em novembro de 2019 e, desde então, vem imprimindo um novo ritmo de trabalho na atuação em defesa dos idosos e das pessoas com deficiência. A Promotoria recebe entre dez e quinze Notícias de Fato por mês, das quais, 70 por cento se referem a questões de saúde de idosos. Desde que assumiu, o Promotor de Justiça vem buscando reduzir o volume de processos e procedimentos, na expectativa de englobar mais direitos da comunidade surda ou de qualquer outro grupo de pessoas com deficiência. "Por isso, nós vamos sugerir à Procuradoria-Geral de Justiça que tente fazer uma cooperação técnica, seja com a Seduc ou com a Sejusc, para que possamos ter capacitação em Líbras ou o intérprete à nossa disposição nessas audiências com surdos", anunciou.

    Texto: Milene Miranda – ASCOM MPAM

    • Publicações3970
    • Seguidores10
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações52
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpam-inaugura-oitivas-de-pessoas-surdas-em-libras/813035475

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)