Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    MP-AM e MPF participam da ação “Jornada da Saúde: Vacinar é proteger’’

    O Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM), representado pela Promotora de Justiça Claudia Câmara e o MPF/AM, representado pela Procuradora da República Bruna Menezes, participaram no último dia 17 de dezembro de 2018, da abertura da Jornada da Saúde, realizada no Centro de Mídias da SEDUC.

    A ação, que visa o combate ao Sarampo no estado, além de outras epidemias, contou com a participação, por meio de vídeoconferência, de representantes dos 61 municípios, dentre eles gestores, servidores da saúde, servidores da educação, órgãos de controle, conselhos tutelares, ONGs e sociedade civil.

    Após a abertura, foram realizadas palestras. O representante da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) falou sobre a importância das vacinas para a prevenção de doenças. Também foram abordados como o calendário vacinal da criança e do adulto e a atenção primária em saúde na mobilização e monitoramento da imunização.

    De acordo com a Promotora de Justiça Cláudia Câmara, é necessário focarmos no controle de vacinação no estado, de forma a inibirmos novas epidemias: ‘’A importância do Ministério Público nessa ação é a de unir forças com autoridades sanitárias para tentar mudar essa realidade da baixa cobertura vacinal, pois tivemos um surto de sarampo em grandes proporções, enfrentamos muitas dificuldades e, se não mudarmos essa realidade, se não aumentarmos a cobertura vacinal, provavelmente iremos enfrentar outros surtos epidêmicos de sarampo e de outras enfermidades das quais essas crianças não estejam imunizadas. Então, são doenças que hoje tem vacinas, que são evitáveis e que estamos perdendo o controle pela falta de vacinação no estado’’, destacou.


    Para a Procuradora Bruna Menezes, as Instituições precisam fazer sua parte para termos uma distribuição vacinal que solucione a baixa cobertura vacinal: ‘’O Ministério Público Federal tem como objetivo garantir a imunização dentro dos padrões estabelecidos pelo Ministério da Saúde e, com isso, combater as doenças que se viam erradicadas. Hoje, tivemos um surto de sarampo aqui no Amazonas e em outros estados. Vemos a baixa imunização das crianças na capital, que se torna ainda pior no interior, em razão da baixa disponibilidade de atenção primária. Assim sendo, a gente acredita que o papel do Ministério Público, Estadual e Federal, seja garantir a imunização dessas crianças, com o poder público disponibilizando essa vacinação para as crianças, que os pais levem essas crianças para vacinar, pois esse é um direito a elas previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente, além de ser um dever dos pais. O fato é que não podemos ignorar que muitas crianças no estado não estão sendo imunizadas, o que contribui para o surto’’, afirmou a Procuradora.

    Assessoria de Comunicação
    Ministério Público Estado do Amazonas
    imprensa@mpam.mp.br

    • Publicações3970
    • Seguidores10
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações2
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mp-am-e-mpf-participam-da-acao-jornada-da-saude-vacinar-e-proteger/660460803

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)