Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    CNPG apresenta propostas para aprimoramento da legislação em combate ao crime organizado

    São 40 propostas de alteração legislativa que foram elaboradas após intenso trabalho da Comissão Especial do CNPG com o intuito de discutir, junto ao parlamento brasileiro, alterações na legislação penal e processual penal.


    Integrantes do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG) reuniram-se, na manhã desta quarta-feira (28/2), com o Presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, O Presidente do Senado, Eunício Oliveira e o Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, para apresentar propostas para o aperfeiçoamento da legislação que trata da segurança pública. Alexandre de Moraes é Presidente da Comissão de Juristas responsável pela elaboração de anteprojeto de legislação de medidas investigativas, processuais e de regime de cumprimento de pena em relação a criminalidade organizada relacionada ao tráfico de drogas e armas.


    As sugestões foram debatidas nas últimas reuniões do CNPG, realizadas em São Paulo e Brasília, e validadas pelos Procuradores-Gerais.

    O documento entregue ao Ministro do STF e ao Presidente da Câmara dos Deputados foi aprovado na Reunião Extraordinária realizada na última terça-feira (27/2), na Procuradoria-Geral de Justiça Militar, em Brasília. O Procurador-Geral de Justiça Carlos Fábio Braga Monteiro participou da reunião e atuou na formatação das medidas entregues às autoridades. “Discutimos, deliberamos e concluímos o documento que foi apresentado aos Presidentes do Senado e da Câmara Federal, e o Ministro Alexandre de Moraes”, afirmou o PGJ.

    Uma das principais medidas propostas pelo CNPG é a fixação constitucional de dotação orçamentária para a Segurança Pública, a exemplo do que ocorre com a Saúde e a Educação. O CNPG também propõe a criação de Conselhos Federal e Estaduais de Segurança Pública, prevendo a participação direta do Ministério Público; a Criação de Cadastro Nacional de Integrantes de Organizações Criminosas; e a Adoção do Plea Bargain, sistema baseado em acordos celebrados entre acusação e réu, que permite a reabilitação do criminoso e sua reinserção na sociedade em menor tempo e com maior segurança.


    Entre as propostas destacam-se, também, a elevação de penas mínimas e máximas aos crimes mais graves, como o homicídio; aumento da pena mínima para o crime de lavagem de dinheiro; adaptação do artigo 75 do Código Penal, que trata do limite de 30 anos para o cumprimento das penas; a criação de legislação específica para a interceptação de aplicativos de mensagens por celular, permitindo o monitoramento da mídia com o mesmo tratamento dado às interceptações telefônicas; alterações na Lei n. 10.826/2003, conhecida como "Lei das Armas", solicitando o aumento das penas previstas e incluindo punições cumulativas; e aumento de cumprimento de pena em presídio federal.


    O CNPG objetiva, com a apresentação das propostas, promover amplo debate. "Vamos sugerir a formação de grupos de trabalho em todas as unidades do Ministério Público brasileiro, para que tenhamos a reunião de mais contribuições, a serem discutidas em âmbito nacional. Desta forma, contribuímos para a construção de uma legislação moderna, mais adequada ao enfrentamento da criminalidade que investe contra a ordem em nosso país", completou o Presidente do CNPG e Procurador-Geral de Justiça do MPSC, Sandro José Neis.


    Segundo o presidente do Senado, a contribuição do CNPG é de grande importância para o País. "Essa integração é extremamente relevante para que possamos vencer a violência. É uma contribuição valiosa que a gente recebe do Ministério Público", afirmou Eunício Oliveira.


    O presidente da Câmara anunciou que em breve serão realizadas diversas mudanças na legislação com vistas ao combate à violência. "Na próxima semana vamos instalar uma comissão mista para apresentarmos a contribuição do Legislativo para a Segurança Pública do País", concluiu.

    Assessoria de Comunicação
    Ministério Público Estado do Amazonas
    Fone: (92) 3655-0683/3655-0663
    imprensa@mpam.mp.br

    • Publicações3970
    • Seguidores10
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações36
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/cnpg-apresenta-propostas-para-aprimoramento-da-legislacao-em-combate-ao-crime-organizado/550924405

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)